sábado, 6 de março de 2010

Educação (2009)


Direção: Lone Scherfig.

Elenco: Peter Sarsgaard, Carey Mulligan, Alfred Molina.

Duração: 95 min.

Gênero: Drama

Filme: No início da década de 1960, nos superconservadores subúrbios londrinos, a colegial Jenny (Carey Mulligan), melhor estudante da sala, se apaixona pelo playboy mais velho David (Peter Sarsgaard). Indicado a três Oscar: roteiro adaptado, atriz e filme.
Bom choque de classes e culturas por uma personagem ambiciosa com o glamour da burguesia, mesmo que isto soe falso,com uma transposição de época e de costumes bastante realistas.Destaque para a soberba revelação Carey Mulligan no alto de um papel de gente grande e indicada ao Oscar.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil

Nota: 8

Invictus (2009)



Direção: Clint Eastwood.

Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon.

Duração: 134 min.

Gênero: Drama

Filme: Pouco depois da queda do Apartheid, em 1995, quando a África do Sul sediou a Copa do Mundo de Rugby, Nelson Mandela, recém-eleito presidente, usou o esporte como forma de tentar unir brancos e negros.
Sempre imaginei Morgan Freeman como Nelson Mandela nas telas, tanta pela aparência física como pela simpatia e trejeitos, além claro de ser interpretado por um dos maiores atores vivos do cinema mundial. Sua performance ao lado de Matt Damon, os indicou ao Oscar de ator e ator coadjuvante respectivamente, já que ambos estão seguros do alto de suas responsabilidades ao interpretarem personagens reais e importantes neste pequeno capítulo da história, que embora simples e previsível, emociona pela boa direção,com destaque para a excelente transposição da partida final de rugby (mesmo pra quem acha idiota o esporte), cortesia de Clint Eastwood cada vez se consagra como um dos melhores diretores.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil

Nota: 7,5

quarta-feira, 3 de março de 2010

Um Homem Sério (2009)




Direção: Joel e Ethan Coen.

Elenco: Michael Stuhlbarg, Sari Lennick, Aaron Wolff.

Duração: 104 min.

Gênero: Comédia

Filme: Ambientada em 1967, a história acompanha Larry Gopnik, um professor do meio-oeste dos EUA que está prestes a perder a esposa, entre outros problemas. Para piorar, seu irmão imprestável insiste em morar com ele. Indicado a dois Oscar: roteiro original e filme.
Gosto demais da forma pouca linear que os irmãos Coen constroem suas histórias e as dirigem magistralmente. Mais uma vez inovam,embora num filme menor, ao criar outro roteiro pouco ortodoxo, mas não menos envolvente e surpreendente, com personagens atípicos interpretados por atores totalmente desconhecidos mas não por isto menos talentosos.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil.

Nota: 8,5

Preciosa - Uma História de Esperança (2009)



Direção: Lee Daniels.

Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'nique, Paula Patton, Mariah Carey

Duração: 109 min.

Gênero: Drama

Filme: Claireece Precious Jones sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, analfabeta, gorda e sem amor. Indicado a seis Oscar (Melhor diretor, atriz, atriz coadjuvante, filme, roteiro e edição).
É extremamente complicado deglutir as situações de Preciosa, retrato universal e real de pessoas que convivem com o drama de serem abusadas pela própria vida mas que mantém acesa um chama de esperança e otimismo ( toda vez que Precious é molestada lhe vêem a mente imagens de sonhos de glamour e riqueza) o que torna o dramalhão pesado para algumas pessoas desavisadas. O mérito do filme recai sobre suas atrizes principais, mãe (esta vivida por Mo’nique, de longe a melhor vilã do ano) e filha que denotam situações convincentes seja na covardia da mãe ou no sofrimento de Precious. O ritmo do filme talvez seja desacelerado, mas nada que o tenha afastado das principais categorias do Oscar 2010. Destaque para a impressionante participação da cantora Mariah Carey.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil.

Nota: 8

O Desinformante! (2009)


Direção: Steven Soderbergh.

Elenco: Matt Damon, Melanie Lynskey, Scott Bakula.

Duração: 108 min.

Gênero: Policial/Suspense/Drama

Filme: Mark Whitacre era um dos segredos do FBI na vida real: executivo promissor na gigante da agricultura ADM, ele passava informações confidenciais ao FBI e ajudou a agência de espionagem a desbaratar uma fraude que rendia milhões de dólares à companhia. O problema é que, achando-se o James Bond, Whitacre deixou-se engolir pelas mentiras que contava a colegas de trabalho e à própria família - até o ponto em que nem mesmo o FBI sabia o que era verdade. Ótimo roteiro, que apesar de grande parte do mesmo ser arrastada, o filme vale pela reviravolta em sua metade final, onde situações imprevisíveis cada vez mais desvendam a trama que até então parece requentada. E Matt Damon está de se tirar o chapéu.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8