quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Os Falsários (2007)


Direção: Stefan Ruzowitzky

Elenco: August Diehl, Karl Markovics, Devid Striesow, Dolores Chaplin

Duração: 98 min.

Gênero: Drama / Guerra

Filme: A história real do trambiqueiro Salomon Sorowitsch e como ele sobreviveu a um campo de concentração durante a Segunda Guerra. Levou o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro de 2008.
Drama de guerra tenso e realista sobre esta fase negra da história, mas que dá uma pincelada diferente no assunto, mostrando a capacidade do ser humano para sobreviver, mesmo que a ética vá pro lixo. Embora haja uma enxurrada de filmes sobre o tema, este merece ser descoberto.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8,5

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Atividade Paranormal (2007)


Direção: Oren Peli

Elenco: Micah Sloat e Katie Featherstone.

Duração: 99 min.

Gênero: Suspense - Terror

Filme: Um casal se muda para uma casa onde alguns fenômenos inexplicáveis começam a acontecer, eles então resolvem registrar tudo com sua filmadora o fato começa a ocorrer sempre a noite, em quanto tentam dormir, pois é nesse horário em que as inexplícaveis atividades normalmente acontecem com maior freqüência.
A onda de falsos documentários começou há dez anos atrás com o clássico “A Bruxa de Blair”, mas realmente se expandiu nos últimos anos, com obras sufocantes como Rec, Cloverfield, e até comédias hilárias como Borat e Bruno. O medo do inesperado e do que não pode ser visto é assustador. E mais uma vez os caras capricharam e criaram um trabalho horripilante que vem detonando cinemas do mundo todo (inclusive vídeos com cenas de susto de pessoas dentro do cinema estão disponíveis no youtube). Apostando no terror inesperado feito de forma gradativa e muito bem construída, e justamente por soar como “real”, os sustos não são poucos e os arrepios da espinha são intensos.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil

Nota: 9

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Up – Altas Aventuras (2009)


Direção: Pete Docter e Bob Peterson.

Vozes: Christopher Plummer, John Ratzenberger, Edward Asner.

Duração: 96 min.

Gênero: Animação/Aventura

Filme: O vendedor de bexigas de 78 anos Carl Fredricksen finalmente realiza o sonho de sua vida quando amarra milhares de bexigas à sua casa e voa pelo céu até as florestas da América do Sul. Mas ele descobre tarde demais que seu maior pesadelo está a bordo da viagem: um escoteiro super-otimista de 8 anos de idade chamado Russell.
Os primeiros 20 minutos desta nova pérola da Pixar tocam a alma com delicadeza e tristeza, mostrando o romance por toda vida de um casal amarrado em aventuras, até a morte da cônjuge. O restante, a animação explora a aventura e a comicidade, também com maestria e dá um novo sentido para a vida do ancião. Um longa para tocar profundamente adultos e crianças, principalmente pela parte emocional.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd e Blu-ray

Nota: 8,5

A Mulher Invisível (2009)


Direção: Cláudio Torres.

Elenco: Selton Mello, Luana Piovani, Vladimir Brichta.

Duração: 105 min.

Gênero: Comédia

Filme: Pedro (Selton Mello) é um romântico incurável que, mesmo depois de sofrer uma desilusão amorosa, acredita ter encontrado a mulher ideal: Amanda (Luana Piovani), sua bela, amiga e dedicada vizinha. Ao mesmo tempo, seu amigo Carlos (Vladimir Brichita), pragmático, não acredita em amor e o desencoraja a investir numa relação com uma mulher que ninguém conhece. Mas Pedro está, definitivamente, apaixonado... Pelo menos até Pedro começar a desconfiar de que ela tem um único mas terrível defeito – Amanda não existe!
Mais uma divertida e passageira comédia desta safra nacional do humor encabeçado por “Divã”, “Se Eu Fosse Você 2”e “Os Normais 2”,apostando num soberbo protagonista que leva todo o filme e toda a graça dele nas costas, e claro, na sensualidade Luana Piovani como a mulher do título que vale cada passagem sua pela tela.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 7,5

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bastardos Inglórios (2009)


Direção: Quentin Tarantino.

Elenco: Brad Pitt, Diane Kruger, Eli Roth.

Duração: 153 min.

Gênero: Guerra

Filme: Na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra, grupo de soldados judeus americanos tem como missão espalhar o terror pelo Terceiro Reich. Enquanto isso, uma dona de cinema tem seus próprios planos contra os nazistas...
Mais uma obra intensa e nada comum de Tarantino, mas desta vez ele coloca mais conteúdo e abrange mais o desenrolar da história, revolucionando o gênero de guerra nos cinemas, contando uma narrativa inédita e pouco ortodoxa, explorando, como sempre, a violência (embora em menor escala do que em outros filmes seus, ela é bem empregada, mas fuja se tem estômago fraco), o inevitável humor negro, os excelentes atores (Brad Pitt está hilário) e um surpreendente desfecho para este triste capítulo negro da história mundial.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil

Nota: 8,5

Choke - No Sufoco (2008)


Direção: Clark Gregg.

Elenco: Sam Rockwell, Kelly MacDonald, Clark Gregg, Kathryn Alexander, Teodorina Bello, Kate Blumberg, Jonah Bobo, Willi Burke, Heather Burns, Anjelica Huston.

Duração: 92 min.

Gênero: Drama

Filme: Choke - No Sufoco é uma viagem macabra e divertida ao reino da compulsão sexual. Além de trabalhar em um parque temático histórico e de tentar transar com literalmente qualquer coisa que tenha duas pernas, Victor tenta ganhar o amor e o dinheiro de estranhos através de uma encenação maluca que pode até matá-lo. Mas primeiro precisa salvar sua mãe que está sofrendo de demência, seduzindo e engravidando sua bela médica, uma tarefa mais fácil de falar do que de executar.
É um filme difícil e complicado, pois apesar de seu leve surrealismo ele se perde na intenção, onde só acerta em seu humor negro e nas boas interpretações dos atores. O filme é baseado no livro mesmo autor da obra que inspirou “Clube da Luta”, o que já se vê que é uma obra cabeça, mas complexa de ser adaptada. A intenção é excelente, mas o resultado careceu de um melhor sentido e uma melhor direção.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 6

A Bela Junie (2008)


Direção: Christophe Honoré.

Elenco: Lea Seydoux, Louis Garrel, Grégoire Leprince-Ringuet.

Duração: 90 min.

Gênero: Drama

Filme: Chegando a um novo colégio depois da morte de sua mãe, a jovem Junie faz amizade com o calado Otto e se apaixona por seu professor de italiano, Nemours.
O drama, embora muito original, às vezes soa estranho, forçado e pra não dizer chato. A intenção logicamente era o ser mais natural possível, com situações que lembram uma narrativa mais documental do que ficcional. Não que isto seja ruim. Muito pelo contrário. Além disto, a sensibilidade da bela atriz principal dá um vigor diferente ao filme.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 7,5

Feliz Natal (2008)


Direção: Selton Mello

Elenco: Leonardo Medeiros, Darlene Glória, Graziella Moretto.

Duração: 100 min.

Gênero: Drama

Filme: Caio (Leonardo Medeiros), às vésperas do Natal e das festas de fim de ano, faz um balanço dos recentes acontecimentos de sua vida e decide voltar pra capital para rever aqueles que deixou para trás, além de, finalmente, reencontrar um homem que não via há muito tempo. Ele mesmo.
É bem louvável a estréia do ator Selton Mello como diretor, onde mostra segurança e bom domínio de situações. O elenco bastante à vontade pode dar a impressão de falta de ritmo, onde se evidencia momentos de muita frieza e amargura. É um drama familiar, e dos pesados.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 6,5

A Banda (2008)


Direção: Eran Kolirin.

Elenco: Sasson Gabai, Ronit Elkabetz, Saleh Bakri.

Duração: 87 min.

Gênero: Drama

Filme: Banda formada por policiais egípcios viaja a Israel para tocar na inauguração de um centro de artes. No meio no caminho, no entando, eles acabam de se perdendo. Simples e simpático. Seria a forma mais correta de designar este bonito filme israelense. Valoriza-se muito pelos detalhes e sutilezas e nos traços de seus personagens.Faltou um pouco de ritmo, afinal é a estréia do jovem diretor. Mas é justamente no ocaso que o torna carismático e terno.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 7

Os Três Macacos (2008)


Direção: Nuri Bilge Ceylan.

Elenco: Hatice Aslan, Yavuz Bingöl, Ercan Kesal.

Duração: 109 min.

Gênero: Drama

Filme: Uma família confrontada com pequenos segredos tenta manter-se unida para encobrir a verdade.
Um filme complicado, arrastado e com poucos diálogos o que pode ser considerado chato para alguns. Mas ele tem o seu valor, tanto no roteiro e nas paisagens que falam por si quanto na interpretação de seus atores. Mesmo que em silêncio.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 6,5

Ninho Vazio (2008)


Direção: Daniel Burman.

Elenco: Oscar Martínez, Cecilia Roth, Arturo Goetz.

Duração: 91 min.

Gênero: Drama

Filme: Quando os filhos de Leonardo saem de casa para estudar e sua esposa decide pensar em si mesma, o veterano escritor passa a olhar o mundo de forma diferente. Drama maduro e sobre amadurecimento (afinal, seja na adolescência ou na meia-idade, sempre há o que aprender), totalizando numa história contemplativo e bastante livre com um olhar não só no espaço como também no tempo.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 7,5

Lemon Tree (2008)


Direção: Eran Riklis.

Elenco: Hiam Abbass, Doron Tavory, Ali Suliman.

Duração: 106 min.

Gênero: Drama

Filme: Salma, uma viúva palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o ministro de Defesa de Israel, se muda para a casa ao lado.
Belo filme sobre a realidade de um lugar visto pelo olhar de outra situação. Drama muitíssimamente bem escrito.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

Persépolis (2007)


Direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

Elenco: Vozes de Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve

Duração: 95 min.

Gênero: Animação

Filme: Uma garota iraniana de 8 anos, sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, acompanha o início da nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária. Parece animação? Não, mas é uma animação diferente, feita em preto-e-branco, sem efeitos de profundidade comuns hoje em dia.Pequena surpresa mundial, presente no Oscar, é uma história de vida incrível e cativante sobre alguém que cresceu num país em constantes mudanças, e sobre seu forçado amadurecimento, com alto custo emocional que resulta em algumas cicatrizes, mas com muita gana de viver e um bom-humor contagiante. Merece ser descoberto.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 9