sábado, 11 de abril de 2009

O Visitante (2008)


Direção: Thomas McCarthy

Elenco: Richard Jenkins, Haaz Sleiman, Danai Jekessai Gurira, Hiam Abbas.

Duração: 104 min.

Gênero: Drama

Filme: Walter Vale (Jenkins), um professor de Economia de Connecticut, precisa ir a Nova York para uma conferência. Porém, descobre que tem um casal morando em seu apartamento: Tarek e Zainab, imigrantes ilegais que tocam suas vidas normalmente na Big Apple. Após um habitual período de desentendimentos, o professor acaba propondo abrigo para eles em seu apartamento e, aos poucos, vai se envolvendo com essas pessoas e com o tambor sírio, instrumento que Tarek toca.
Tocante e emocionante drama sobre amizade e descobertas. E coube a Richard Jenkins (indicado ao Oscar 2009) dar alma a esta história e a um personagem tão solitário mas ao mesmo tempo tão cativante.

Previsão de lançamento: Em cartaz nos principais cinemas do Brasil.

Nota: 8

Frost/Nixon(2008)


Direção: Ron Howard

Elenco: Frank Langella, Michael Sheen, Kevin Bacon, Sam Rockwell, Matthew Macfadyen, Oliver Platt

Duração: 122 min.

Gênero: Drama

Filme: Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo. O entrevistador do programa foi David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites.
Belo drama que se esvai de maquinismos e politicagens e vai direto ao ponto.O ator que representa Frost é de uma sobriedade contagiante. E Nixon (indicado ao Oscar) é de uma naturalidade impressionante. E este duelo dos dois contagia e prende.

Previsão de lançamento: Em cartaz nos principais cinemas do Brasil

Nota: 9

Valsa Com Bashir (2008)


Direção: Ari Folman

Elenco: Vozes: Ari Folman, Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag.

Duração: 90 min.

Gênero: Animação Adulta/Guerra

Filme: O cineasta Ari Folman tenta recolher sua memórias da guerra do Líbano nos anos 80, mas percebe que se lembra de muito pouca coisa. Decide então conversar com amigos que estiveram no exército com ele.
A animação semidocumental é visualmente pobre, sem ousadias, mas temos que convir que é um drama israelita, cujo roteiro sustenta qualquer qualidade técnica. Indicado ao Oscar estrangeiro (merecia-o), pelo tema “mais atual impossível”, principalmente pelos atentados na Faixa de Gaza em dezembro de 2008. As cenas finais são de rachar qualquer um pelo meio.

Previsão de lançamento: Em cartaz nos principais cinemas do Brasil.

Nota: 8

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Appaloosa- Uma Cidade Sem Lei (2008)


Direção: Ed Harris

Elenco: Jeremy Irons, Ed Harris, Viggo Mortensen.

Duração: 114 min.

Gênero: Faroeste

Filme: Virgil Cole (Ed Harris) e Everett Hitch (Viggo Mortensen) são pistoleiros contratados para que cuidem da cidade de Appaloosa, no velho oeste americano. O local é controlado por Randall Bragg (Jeremy Irons), um rancheiro que ordenou a morte do último xerife e que não respeita qualquer lei. Entretanto a tarefa de Virgil e Everett é prejudicada pela chegada de Alliso French (Renée Zellweger), uma jovem viúva.
Mais um cine nostalgia ao resgatar o faroeste, e de forma bonita e gostosa de se ver, em ótima direção de Ed Harris, e no magnífico elenco, afiadíssimo em seus papéis. Um exemplar do gênero que será sempre lembrado pela sua história.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

Madagascar 2 (2008)


Direção: Eric Darnell e Tom McGrath

Elenco: Vozes: Ben Stiller, Chris Rock, Sacha Baron Coen.

Duração: 89 min.

Gênero: Animação/Comédia

Filme: A fauna do primeiro filme está toda de volta, mas agora no meio da savana africana. Em Madagascar 2, os animais tentam voar de volta para Nova York, mas acabam caindo no coração da África, onde Alex, o leão se aproxima de sua família verdadeira.
Os caras são criativos. Quando todas as idéias e piadas pareciam escassas já no primeiro longa, eis que surge o segundo tão divertido quanto ao seu pré-genitor. Com uma trama ainda mais densa e até um certo ponto mais emocionante, sobrando lances de romantimso e heroísmo; o leão Alex, a zebra-macha Marty, a hipopótamo Glória e a girafa-macho Melman entram pra história do cinema como bichos escatológicos e adoráveis ao mesmo tempo.Ah e os pingüins são clássicos e hilários também, e o melhor do show pertence a eles.Destaque também para o hipopótamo saradão Moto-Moto, que tenta conquistar Glória.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8,5

Gomorra (2008)


Direção: Matteo Garrone

Elenco: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Salvatore Ruocco, Vincenzo Fabricino, Vincenzo Altamura

Duração: 137 min.

Gênero: Ação

Filme: Poder, dinheiro e sangue: esses são os "valores" que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias e raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer as regras do sistema-chamado Camorra. Neste cenário são desenvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas profundamente afogado na realidade.
Gomorra é um filme difícil, não indicado a todos os públicos, principalmente porque não tem uma história concreta, e sim várias que praticamente não se cruzam. Há de se convir que o elenco é bom e interpreta numa naturalidade arrepiante, e as cenas de violência são cruéis, ainda mais por sabermos que se trata de fatos reais inspirados na máfia italiana Camorra. Mas faltou algo mais concreto ao drama para que ele fosse incluído na lista dos indicados ao Oscar de filme estrangeiro, cuja categoria ele era cotado como favorito.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 6,5

Dublê de Anjo (2008)


Direção: Tarsem Singh

Elenco: Lee Pace, Catinca Untaru, Justine Waddell, Daniel Caltagirone, Leo Bill

Duração: 117 min.

Gênero: Drama/Aventura

Filme: Imagine um mundo onde tudo toma a forma que desejarmos, onde a realidade se confunde com os sonhos. Assim é o mundo criado por Alexandria, uma pequena garota que ouve as mais diferentes histórias de seu companheiro de leito hospitalar, o dublê Roy Walker. Cada história é mais colorida e divertida que a outra, o que torna a garota cada vez mais encantada por seu novo amigo. E Roy precisará da ajuda vinda das pequenas mãos da nova amiga.
Apesar do título nacional ser absurdamente ridículo e inapropriado, ele esconde uma bela pérola visual e fotográfica desta fábula encantadora em imagens e paisagens arrebatadoras que falam por si.Até mais que a própria história que às vezes soe uma má direção de elenco que por vezes se mostra caricato em situações que exigiriam mais dele.Mas a mensagem de que quando contamos uma história podemos decidir os rumos dela, assim como é com a vida às vezes, é bem transposta no filme e tem seu valor.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 6,5

Queime Depois de Ler (2008)


Direção: Ethan Coen, Joel Coen

Elenco: Brad Pitt, George Clooney, Tilda Swinton, John Malkovich, Frances McDormand

Duração: 96 min.

Gênero: Comédia

Filme: Um agente da CIA resolve escrever um livro com as suas memórias e guarda-as em um disco. Porém, esse disco é roubado pela sua própria mulher, que o perde numa academia. Dois homens então acham as informações e começam a subornar o agente. John Malkovich é o agente da CIA e suas esposas (antes e depois do roubo) são vividas por Francis McDormand e Tilda Swinton. Brad Pitt é um dos homens que acham o disco na academia e George Clooney é um assassino contratado pela própria CIA pra resolver o assunto.
Os irmãos Coen estão de volta à velha forma de fazerem rir de situações desconexas e do improvável.Com a moral nas nuvens depois do Oscar 2008 por “Onde os fracos não tem vez”, ele resolveram investir numa comédia, mas com QI. e muito conteúdo.Sem falar das reviravoltas características dos Coen.E com um elencaço destes, dentro de personagens totalmente estúpidos, você pode até sair sem dar gargalhadas, mas o sorriso estará estampado em sua cara com certeza.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8,5

Caos Calmo (2008)


Direção: Antonio Luigi Grimaldi

Elenco: Nanni Moretti, Valeria Golano, Silvio Orlando e Roman Polanski.

Duração: 105 min.

Gênero: Drama

Filme: Pietro Paladini é um executivo bem sucedido, que tem um casamento feliz e é pai de Claudia de 10 anos. Após salvar uma mulher na praia, ele descobre ao chegar em casa que sua esposa morreu repentinamente. A partir de então ele precisa lidar com o caos emocional da perda da mulher, ao mesmo tempo em que precisa manter-se forte para ajudar e cuidar da filha.
Belíssimo e edificante drama, sobre perdas, paternidade, resoluções, medos e insegurança. Mas é no aprendizado da vida que ele se sobressai mais ainda e merece ser descoberto.Deliciosa trilha sonora.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

Vicky Cristina Barcelona (2008)


Direção: Woody Allen

Elenco: Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Javier Bardem, Penélope Cruz.

Duração: 96 min.

Gênero: Comédia

Filme: Vicky e Cristina são grandes amigas de férias em Barcelona. Vicky é sensata em relação ao amor e está noiva, enquanto que Cristina busca uma nova paixão que possa virar sua cabeça. Um dia elas conhecem Juan Antonio, um atraente pintor que teve um relacionamento problemático com sua ex, Maria Elena (Penélope Cruz). Ainda naquela noite, durante o jantar, Juan Antonio se aproxima da mesa em que Vicky e Cristina estão, fazendo-lhes a proposta de com ele viajar. Vicky rejeita, mas Cristina aceita de imediato e consegue convencer a amiga a acompanhá-la. É o início do relacionamento conturbado de ambas com Juan Antonio.
Penélope Cruz, o principal motivo de se assistir mais esta bola dentro de Woody Allen, o que lhe rendeu o Oscar 2009 de melhor atriz coadjuvante, que faz um papel cômico e histérico com muito gosto e prazer.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 7,5

Rede de Mentiras (2008)


Direção: Ridley Scott

Elenco: Leonardo DiCaprio, Russel Crowe, Mark Strong

Duração: 128 min.

Gênero: Suspense/Ação

Filme: Roger Ferris trabalha para o serviço secreto dos Estados Unidos, realizando serviços em locais perigosos. Seu principal contato é o veterano Ed Hoffman, que está agora no encalço de um líder terrorista, que planejou a explosão de uma série de bombas. Para desmascará-lo Ferris precisará se embrenhar em um mundo pouco conhecido, onde percebe cada vez mais que a confiança é, ao mesmo tempo, perigosa e o único meio de sair vivo da situação.
O estilo forte de Ridley Scott está presente com belas cenas de ação e suspense neste longa pós eventos do 11 de setembro, bastante violento que se deve a maior credibilidade a interpretação de Leonardo Di Caprio.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

Segurando as Pontas (2008)


Direção: David Gordon Green

Elenco: Seth Rogen, James Franco e Rosie Perez.

Duração: 111 min.

Gênero:Comédia

Filme: Dale trabalha entregando mandatos judiciais. Nas folgas que possui fuma maconha. Seu traficante é Saul que lhe oferece uma espécie rara da erva chamada pineapple Express (título original do filme), muito mais forte que o normal. Neste mesmo tempo que experimenta, Dale presencia um assassinato, cometido por uma policial. Mas joga fora a ponta do baseado que estava fumando e foge do local. Só que a única pessoa que vendia a erva na cidade era Saul, o que o torna fácil de ser localizado.
Divertidíssimo, mais um gol em cheio do roteirista Judd Apatow, que segue mesma verve e estilo cômico seu, como em “Ligeiramente Grávidos”, “Superbad- É hoje”, “O Virgem de 40 Anos” e”Ressaca de Amor”, entre outros, mas desta vez provando que o ridículo nem sempre fica ridículo, através da mistura de um humor de ação com ótima piadas e atores engraçadíssimos.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Escafandro e a Borboleta (2007)


Direção: Julian Schnabel

Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny

Duração: 112 min.

Gênero: Drama

Filme: O editor da revista Elle tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda e sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta é o do olho esquerdo. Aprende a se comunicar piscando letras, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.
A direção é primorosa (indicada ao Oscar 2008), o drama é tocante, comovente e original. As situações vegetativas do paciente deixam aquele angustia em que assiste, o que nos faz ver a vida com mais otimismo.Tocante e poético.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

A Casa das Coelhinhas (2008)


Direção: Fred Wolf

Elenco: Anna Faris, Colin Hanks, Emma Stone, Kat Dennings

Duração: 97 min.

Gênero: Comédia

Filme: Shelley Darlingson é uma coelhinha que é despejada da Mansão Playboy. Sem ter para onde ir, ela se envolve com um grupo de universitárias excluídas socialmente que precisa encontrar novos membros para sua casa no campus. Então Shelley decide ensinar às amigas todos os seus truques de maquiagem e sobre homens.
A idéia é original por um lado, tentando contar a história dos trajetos de uma coelhinha da famosa mansão Playboy. Mas isto é o mínimo detalhe, pois ao ser expulsa da casa, a comédia desbanca pro lugar comum e pro previsível.Outro problema são as piadas sem graça que ficam pipocando o tempo todo e não colam, além de ter aquele gostinho de serem requentadas. O filme também é bem recatado e não apresenta nenhuma cena de nu, apesar de falar sobre a maior revista de nudez do mundo.Entretanto Anna Faris da série “Todo mundo em pânico” está deliciosa.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 5

Recontagem (2008)


Direção: Jay Roach.

Elenco: Kevin Spacey, Bob Balaban, Ed Begley Jr., Laura Dern, John Hurt, Tom Wilkinson.

Duração: 116 min.

Gênero: Drama

Filme: Em 2000, a eleição presidencial nos EUA ficou pendente por conta de uns preciosos votos que sairiam do Estado da Flórida. Recontagem retrata a famosa disputa entre Bush e Al Gore. Acompanhe os escândalos, processos, apelações e intrigas partidárias de uma história real bem mais estranha do que a ficção poderia criar.
Drama político sobre uma eleição escusa e suspeita, que mudaria o panorama mundial nos próximos 8 anos. Nosso sistema de urnas eletrônicas é um orgulho de nossa seriedade eleitoral e já deveria ter sido adotado mundialmente.Um filme correto, chocante e vibrante.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 7

RocknRolla, A Grande Roubada (2008)


Direção: Guy Ritchie

Elenco: Gerard Butler, Tom Wilkinson, Thandie Newton, Idris Elba

Duração: 114 min.

Gênero: Ação / Comédia

Filme: Londres: um bilionário russo está realizando uma alta transação com um gângster à moda antiga que sabe bem como cuidar de seus subalternos e dos políticos locais. Para festejar o acordo feito, o bilionário empresta a ao gângster seu quadro favorito. Só que o quadro desaparece, o que inicia uma grande busca por seu paradeiro. Isto faz com que diversos criminosos da cidade se envolvam, entre eles um bandido de rua, e o braço-direito do gângster.
Com momentos cômicos perfeitos e na medida certa, Guy Richie (“Snatch”; “Jogos, trapaças e dois canos fumegantes”) volta à velha forma, com uma trama divertida e cheia de reviravoltas, que prende do início ao fim. Boa diversão.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8,5

Linha de Passe (2008)


Direção: Walter Salles e Daniela Thomas

Elenco: Sandra Corveloni, José Geraldo Rodrigues, João Baldasserini, Kaique Jesus Santos, Vinícius de Oliveira

Duração: 108 min.

Gênero: Drama

Filme: Reginaldo é um jovem que procura seu pai. Dario sonha em se tornar jogador de futebol. Dinho dedica-se à religião. Dênis enfrenta dificuldades em se manter, sendo também pai involuntário de um menino. Os quatro são irmãos, tendo sido criados por Cleuza, sua mãe, que trabalha como empregada doméstica e está mais uma vez grávida, de pai desconhecido. Eles precisam lidar com as transformações pelas quais o Brasil passa, assim como a ausência de uma figura paterna.
Walter Salles coloca emoção e adrenalina poucas vezes vista no cinema nacional, pra contar fatos e cotidianos de uma triste realidade brasileira, mas ao mesmo tempo cheia de magia, sonhos e ambições. De longe o melhor filme nacional de 2008!

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8,5

Jogos Mortais V (2008)


Direção: David Hackl

Elenco: Tobin Bell, Costas Mandylor, Scott Patterson, Betsy Russell

Duração: 92 min.

Gênero: Terror

Filme: Mark Hoffman é, aparentemente, a última pessoa viva disposta a seguir o legado deixado por Jigsaw. Porém, quando seu segredo é ameaçado, ele precisa iniciar uma caçada para eliminar todos os envolvidos.A série Jogos Mortais já foi longe demais. Embora alguns críticos se torcem pelo filme devido às cenas de extrema violência, a série cansou mesmo. Claro, que enquanto as bilheterias não disserem o contrário, Jigsaw seguirá dissecando suas vítimas, mesmo depois de morto.
O suspense deste é inexistente, as situações são vazias dentro de um roteiro ruim, cujo final é o menos surpreendente até agora, e que descobri de longe qual era o lance do filme.Este capítulo também tenta ainda amarrar pontas soltas de toda a série.Confesso que até a parte IV eu engoli, mas este V é o pior de toda série, em todos os sentidos. Já está em produção o derradeiro final VI. Será?

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 4,5

Rebobine, por favor (2008)


Direção: Michel Gondry

Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow

Duração: 102 min.

Gênero: Comédia

Filme: Dois jovens depois da explosão eletromagnética de um, apaga todas as gravações de uma locadora de fitas vhs; na falta do dono, os jovens tentam contornar este aspecto regravando as suas versões do filme, que rapidamente se torna um sucesso.
Não é um filme de gargalhadas histéricas, mas um de sorriso constante, e é inegável seus pingos de criatividade no roteiro com uma densidade emocional muito forte. Quem esperar uma comedia típica do Jack Black, vai ficar um pouco desiludido, já que o mesmo se encontra meio deslocado e bastante repetitivo, o que foge muito da maturidade do longa. Não é nenhum “Cinema Paradiso” mas encanta.Imperdível pros amantes da sétima arte e que tenha vivido os anos 80.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 7,5

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (2008)


Direção: Peter Hedges

Elenco: Steve Carell, Juliette Binoche, Dane Cook

Duração: 98 min.

Gênero: Comédia Dramática

Filme: Tinha muito medo que Steve Carrel (O virgem de 40 anos) se tornasse um novo Bem Stiller, ou seja, um ator de um papel só.Este filme que ele leva nas costas e se sobressai, mostra um lado difícil de um bom comediante: o dramático.E neste filme ele faz o bom casamento entre uma boa caracterização e definição da personagem com o sentimento de amor.
É uma historia simples sobre sentimentos puros, sobre família e acima de tudo sobre a simplicidade e a vivencia dos mesmos, mas que foge do lugar comum. A historia aborda família constituída pelo personagem de Carell e as suas três filhas em diferentes faixas etárias e com personalidades fortes. Ele se apaixona por uma linda mulher numa livraria e ali se desenrola uma trama que se for mais revelada, estragaria algumas das riquezas deste filme. O ambiente familiar é muito bem recriado. É um filme sobre frustrações, engraçado e melancólico, mas bastante equilibrado.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 8

[REC] (2007)


Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza

Elenco: Vicente Gil, Manuela Velasco, Manuel Bronchud, Carlos Lasarte

Duração: 80 min.

Gênero: Terror

Filme: Uma jornalista com seu operador de câmera fazem uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros. Uma saída noturna de resgate se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.Nasce mais uma pequena pérola do terror. Filmado em tempo real e com a câmera na mão registrando o drama instantâneo dos personagens como fora com “A bruxa de Blair” e o recente “Cloverfiel – Monstro”, só que bem mais explícito e não somente sugerido como foi com os pré-citados.Este terrorzão espanhol gela a espinha e congela a atenção devido à espontaneidade dos ótimos atores, das situações de suspense e horror bem dirigidas e do medo do inesperado graças à câmera nervosa e inquieta. Os atores foram contratados sem saber o que aconteceria com seus personagens, e os diretores utilizavam elementos surpresa, capturando assim suas verdadeira reações. Infelizmente os americanos já até refilmaram. Fique com este, uma das grandes sensações do terror dos últimos tempos.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8,5

Ensaio Sobre a Cegueira (2008)


Direção: Fernando Meirelles

Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal

Duração: 120 min.

Gênero: Drama

Filme: Uma inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade onde as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades, expondo seus instintos primários. A única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida. Boa transposição do livro para o cinema de uma obra que parecia impossível. E coube ao nosso brasileiríssimo Fernando Meirelles tamanha façanha que foi de grande sucesso em nossos cinemas. Sua direção ágil e segura em ambientes claustrofóbicos são de uma maestria que surpreende e enoja pelos fatos e cenas. O uso do opaco e do branco em diversas situações pontua ainda mais a obra de Saramago.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

Maratona do Amor (2007)


Direção: David Schwimmer

Elenco: Simon Pegg, Thandie Newton, Hank Azaria, Dylan Moran

Duração: 94 min.

Gênero: Comédia

Filme: Dennis Doyle abandonou sua noiva Libby grávida no altar. Cinco anos depois, quando ela arruma um namorado, ele decide reconquistá-la competindo com o atual rival numa maratona atlética.O ótimo ator inglês Simom Pegg (Todo Mundo Quase Morto; Chumbo Grosso) e sua verve cômica garante as gargalhadas e salvam esta comédia romântica sem muita originalidade. Filme bem cativante, mas que não deixará muitas lembranças devido a sua previsibilidade. Uma pena, já que a intenção é boa. Este filme é a estréia na direção de David Schwimmer, um dos atores do seriado Friends.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 6

Control (2007)


Direção: Anton Corbijn

Elenco: Samantha Morton, Sam Riley, Alexandra Maria Lara, Joe Anderson, Toby Kebbell

Duração: 122 min.

Gênero: Biografia / Musical

Filme: Os últimos anos da vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa e ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas, sofria com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos.Um drama correto, feito em preto e branco, sem ousar muito, com o objetivo de descrever sua conturbada relação amorosa até sua morte precoce. Sua carreira musical fica em segundo plano, mas nem por isto ausente, já que suas belas poesias ajudam a elucidar e conduzir o filme. Baseado no livro Touching From a Distance, escrito pela viúva do músico, Deborah Curtis.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

Falsa Loura (2008)


Direção: Carlos Reichenbach

Elenco: Rosane Mulholland, Cauã Reymond, João Bourbonnais, Léo Áquila, Luís Henrique, Suzana Alves, Djin Sganzerla, Maurício Mattar

Duração: 101 min.

Gênero: Drama

Filme: Uma operária que sustenta seu pai,, um ex-presidiário, tenta manter um relacionamento amigável com ele e com seu irmão, ao mesmo tempo em que mantém um relacionamento ambíguo com suaa professora de dança. Na fábrica em que trabalha é incentivada a ajudar uma mulher tímida e solitária. Num show conhece e se envolve com um ídolo da banda. Assisti este drama depois de ler muita crítica boa a seu respeito e fiquei na curiosidade. Sinceramente não sei o que viram nisto. A começar pelo título que se estende pela trama brega de doer. Talvez ele tivesse este intuito de ser sonhador, de ter um colorido falso, diálogos bastante literais e interpretações cafonas. Mas eu não curti...

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 4

Diário dos Mortos (2008)


Direção: George Romero

Elenco: Shawn Roberts, Joshua Close, Phillip Riccio, Scott Wentworth, Jon Dinicoi

Duração: 91min.

Gênero: Terror

Filme: Sou suspeito pra falar, afinal adoro filmes de zumbis, ainda mais do mestre Romero (A noite dos mortos-vivos; O despertar do mortos; Dia dos mortos; Terra dos mortos), que marcou o estilo no cinema. Desta vez, sem interferência de estúdios e livre pra fazer o que quisesse, se supera com este terrorzão de primeira, onde nos remoemos por cada cena de suspense, já que cria um ótimo clima e que culminará em algo bem grotesco. Adequando seu estilo pra época atual sob os efeitos pesados da mídia e temperando com cenas cômicas, acaba fugindo um pouco do que seria outra seqüência de sua quadrilogia principal. No longa, que Romero escreveu e dirigiu, um grupo de estudantes de cinema encontra zumbis de verdade enquanto filma um longa de terror numa floresta. Seus fãs vão curtir, e muito.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 7,5

Mamma Mia! O Filme (2008)


Direção: Phyllida Lloyd

Elenco: Amanda Seyfried, Merryl Streep, Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan, Colin Firth, Dominic Cooper

Duração: 108 min.

Gênero: Romance / Comédia / Musical

Filme: Sophie está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.Comédia musical bastante despretensiosa e baseada numa famosa peça musical da Broadwaye adaptada todinha com músicas tema do conjunto setentista ABBA. Os números musicais são bregas e de performance simples, mas têm qualidade como a ótima safra recente de musicais, embora careça do charme e de inovação de um “Acroos the Universe” que englobava canções dos Beatles. Bastante indicado pra mulheres, mas impossível não sair cantarolando “Dancing Queen” ao final da projeção. Boa diversão.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 7

Wall-E (2008)


Direção: Andrew Stanton

Elenco: (vozes) Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, Fred Willard, Sigourney Weaver

Duração: 103 min.

Gênero: Animação adulta

Filme: Após entulhar a Terra de lixo, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma nave. Robôs são deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último deles. Ele compacta o lixo do planeta, formando torres gigantescas, e coleciona objetos curiosos que encontra. Até que um dia surge uma nave, que traz um moderno robô: Eva. Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada. Encantador é que se pode dizer deste apaixonante robozinho.Seus momentos solitários em nosso planeta vazio, são de uma pureza e de uma melancolia exacerbante.Os personagens têm uma densidade dramática com momentos ricos e ternos. O filme só decai um pouco ao serem introduzidos os personagens humanos, mas sem jamais perder a essência.A animação também possui uma qualidade técnica impressionante, e o balé espacial de Wall-E e Eve é pra entrar para a história do cinema.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 9,5

Arquivo X, Eu Quero Acreditar (2008)


Direção: Chris Carter

Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Amanda Peet

Duração: 104 min.

Gênero: Suspense

Filme: O desaparecimento de uma agente faz com que o FBI recorra à ajuda de um padre pedófilo e que alega ter visões. Então buscam o apoio de Fox Mulder, que não é mais agente. O contato é feito através de Dana Scully, que também deixou a organização e agora trabalha como médica.Continuação do primeiro longa de 1998 e lançado 6 anos após o fim da série de grande sucesso, é uma historia absorvente, dentro de um policial tradicional, com questões paranormais.Mas mesmo assim foge do estilo principal da série e foca mais na parte dramática, especialmente em Scully, que passa mais tempo em crise e desacreditada em tudo e em todos, como sempre foi; já Mulder é atraído pro caso justamente dentro de sua paranóica fé no sobrenatural.Mas isto tem um fundamento e daí surge o grande valor existencial do suspense: o reencontro dos dois velhos amigos! Mas ele é focado demais em um conhecimento prévio de seus personagens, há apenas uma cena de ação e a correria é fraca. E nada disto estraga o grande reencontro.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 7

Violência Gratuíta (2008)


Direção: Michael Haneke

Elenco: Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt

Duração: 107 min.

Gênero: Suspense

Filme: Uma família em férias recebe a visita inesperada de dois jovens perturbados. As suas idílicas férias transformam-se num pesadelo, à medida que são submetidos a terrores inimagináveis e têm de lutar para permanecerem vivos.O clima de suspense gerado é angustiante e vai sendo construído de forma edificante, com situações que criam uma verdadeira atmosfera de medo e horror.Nada explícito, mas psicologicamente bem montado e que não cai em nenhum momento.Logicamente há outras situações soando meio desconexas, fantasiosas e absurdas no desenrolar dos fatos.Mas a de se convir que é uma narrativa diferente da habitual.É um remake cena-por-cena de um filme austríaco de 1997 de mesmo nome e diretor.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 8

Um Crime Americano (2007)


Direção: Tommy O'Haver

Elenco: Catherine Keener, Ellen Page, Bradley Whitford, James Franco.

Duração: 93 min.

Gênero: Drama

Filme: Baseado na história real que chocou a nação em 1965. Sylvia e Jennie, as duas filhas de um casal que trabalham fora, são deixadas na casa de Gertrude Baniszewski, uma mãe solteira com sete crianças e com dificuldades financeiras e.que aprisiona e tortura uma das meninas em sua casa.Ellen Page é a grande atriz revelação do momento (Meninamá.com; Juno) e carrega com louvor o papel da menina sofrida Sylvia. O filme enoja, incomoda e causa revolta e indignação.A história verdadeira ainda tem a impactante caracterização da cruel e severa matriarca Gertrude (a excelente atriz Catherine Keener). Outros personagens perversos e assustadoramente cruéis também ajudam a dramatizar ainda mais a barbárie contra Sylvia. A interação com os interrogatórios no tribunal ajuda a construir melhor a história. Um drama brutal e que merece ser descoberto.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8,5

Kung-Fu Panda (2008)


Direção: Mark Osborne e John Stevenson

Elenco: (vozes) Jack Black, Dustin Hoffman, Angelina Jolie, Jackie Chan, Seth Rogen, Lucy Liu

Duração: 89 min.

Gênero: Animação

Filme: Po, um urso preguiçoso (voz de Jack Black), descobre que é "O Escolhido" e, segundo uma profecia, deve salvar o Vale da Paz do leopardo que escapou de sua prisão. Cabe então a uma equipe de mestres transformar o gorducho panda no lutador que ele precisa ser para encarar seu destino.Com ritmo vibrante, piadas engraçadas, trilha sonora envolvente, visual encantador, personagens bem distintos, o filme se torna um longa bastante edificante durante sua curta projeção. E o panda Po com certeza será o novo Shrek Enfim um filme divertido para toda a família, nada mais que uma comédia de ação animada.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

As Crônicas de Nárnia - O Príncipe Caspian (2008)


Direção: Andrew Adamson

Elenco: Ben Barnes, Georgie Henley, Skandar Keynes, William Moseley, Anna Popplewell

Duração: 124 min.

Gênero: Aventura

Filme: As Crônicas de Nárnia é formada por sete livros. O segundo livro deu origem ao estrondoso sucesso do primeiro filme: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Este daqui seria o quarto livro e ainda com a presença das crianças do primeiro filme e daí este pulo temporal para aproveitá-los, embora todas as estórias de Nárnia possam ser vistas separadamente. Neste filme, Cáspian encontra-se em perigo. Embora seja príncipe telmarino de direito, ele vê sua coroa em risco pelo seu tio - Lorde Miraz. Na sua fuga, o jovem recebe a trompa mágica, que é utilizada para chamar os reis e rainhas da Era de Ouro de Nárnia: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que vivem em Londres. Em um novo passe de mágica, eles voltam à Nárnia 1300 anos depois de seu reinado a qual virou ruínas e as criaturas falantes sumiram. Embora careça um pouco daquela coisa da magia da descoberta do primeiro filme, ele se sobressai numa aventura mais adulta e mais concreta.Destaque para as boas batalhas, para as crianças e para os centauros e minotauros bem caracterizados.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 7

O Banheiro do Papa (2007)


Direção: César Charlone e Enrique Fernández

Elenco: César Trancoso, Virginia Mendez, Virginia Ruiz

Duração: 97 min.

Gênero: Drama

Filme: 1998, cidade de Melo, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Em breve haverá visita do Papa. Milhares de pessoas virão à cidade, o que anima a população local, que vê o evento como uma oportunidade para vender comida, bebida, e os mais diversos badulaques. Beto, um contrabandista, decide criar o Banheiro do Papa, onde as pessoas poderão se aliviar durante o evento. Mas para torná-lo realidade ele terá que realizar longas e arriscadas viagens até a fronteira, além de enfrentar sua esposa e o descontentamento de sua filha, que sonha em ser radialista. Grande sucesso dos cinemas gaúchos, vencedor de cinco Kikitos no festival de Gramado, o filme é encantador, triste, engraçado, enaltecedor e real. Destaque especial para a seleção do elenco e para a trilha sonora. A tragicomédia, uma co-produção entre Brasil, Uruguai e França, é irretocável e imperdível.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 9,5

Pecados Inocentes (2008)


Direção: Tom Kalin

Elenco: Julianne Moore, Eddie Redmayne, Stephen Dillane

Duração: 97 min.

Gênero: Drama

Filme: Barbara Daly Baekeland (Julianne Moore) é uma mulher com um abismo de classes com seu marido, Brooks (Stephen Dillane). Quando Tony (Eddie Redmayne), o único filho do casal, nasce, essa delicada relação desaba. Tony é visto pelo pai como um fracassado e, conforme amadurece, se aproxima da solitária mãe.O filme moderno, apesar do início ser de época, é chocante e bonito ao mesmo tempo.Engloba temas como homossexualismo e incesto com maestria. Também se caracteriza pelo estilo ágil com saltos no tempo e conta ainda com a brilhante performance de Juliane Moore. A história de Barbara e Tony aconteceu na vida real, e está registrada em um livro homônimo publicado em 1985, no qual o filme se baseia.O final meio aberrante pode desapontar alguns.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 7

Fim dos Tempos (2008)


Direção: M. Night Shyamalan.

Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Ashlyn Sanchez

Duração: 90 min.

Gênero: Suspense

Filme: Em questão de minutos estranhas mortes ocorrem em várias cidades dos EUA Sem saber o que está ocorrendo, o professor Elliot Moore apenas quer encontrar um meio de escapar do misterioso fenômeno. Apesar dele e sua esposa Alma estarem em plena crise conjugal, os dois decidem partir para as fazendas da Pensilvania juntamente com Julian, um professor amigo de Elliot, e Jess, a filha dele. Lá eles acreditam que estarão a salvo, o que logo se mostra um equívoco.Nem M. Night Shyamalan é imbatível. Dono de obras como “O Sexto Sentido”, “Corpo Fechado” e “Sinais”, este daqui nem parece obra sua de tão fraco. Embora suas características estejam bastante evidentes, principalmente no uso da câmera, ele peca em situações irrisórias, mal amarradas e mal explicadas e em diálogos bobos e infantilóides que dão sono. O clima lembra muito “Sinais”, com alguma cena ou outra de suspense, que despenca pro ridículo. Desastroso como os fatos do filme.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 5

Uma Mãe Para Meu Bebê (2008)


Direção: Michael McCullers

Elenco: Tina Fey, Amy Poehler, Greg Kinnear, Steve Martin, Sigourney Weaver.

Duração: 98 min.

Gênero: Comédia

Filme: Kate Holbrook é uma bem-sucedida mulher de negócios que durante um bom tempo deixou a vida pessoal de lado. Agora, com 37 anos, ela está decidida a ter um filho. Mas seu sonho de ser mãe acaba quando descobre um problema que a impossibilita de engravidar. Determinada a levar seu sonho adiante a qualquer custo, ela resolve contratar uma barriga de aluguel e a eleita é Angie Ostrowiski. Kate vê sua organizada vida virar de cabeça para baixo quando Angie, quebrando todos os protocolos, aparece na porta de sua casa alegando não ter onde ficar.Pela capa do filme aí do lado não se deve esperar muito, aparentando uma comédia daquelas bobocas que só fazer rir sem ter nexo algum.Puro engano. Divertida comédia, “Uma mãe para meu bebê” merece ser descoberto.Situações divertidas e bem amarradas, um Steve Martin hilário como há muito não se via e uma ótima química entre as atrizes.Boa diversão!

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 7,5

As Strippers Zumbis (2008)


Direção: Jay Lee

Elenco: Jenna Jameson, Robert Englund, Roxy Saint

Duração: 91 min.

Gênero: Terrir (comedia com terror)

Filme: Quando uma agência secreta do governo acaba liberando um vírus capaz de reanimar os mortos, numa pequena cidade nos EUA, o primeiro lugar a ser afetado é um clube de strip-tease. Quando uma das strippers se contamina com o vírus, ela se transforma numa dançarina sensual que se alimenta de carne humana - a maior sensação do local. Como as demais dançarinas resistirão à tentação de se tornar uma estrela como a zombie stripper? Uma produção de humor negro com Robert Englund ( o Freddy Krueger)e a atriz pornô Jenna Jameson. A premissa é até engraçada. O início numa dura crítica ao governo Bush (a melhor que já vi!!!), algumas cenas de mortes bem grotescas e exageradas e o personagem mexicano Paco são bem sacados.Mas o que se vê são interpretações ruins de doer, excesso de peitos siliconados, nudez gratuita, cenas repetitivas mal montadas e situações inacreditáveis de tão ridículas (a cena do ataque do pompoarismo com bolinhas é uma). Fuja, a não ser que você seja um nerd fanático por trahs exagerados e caricatos.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 4,5

terça-feira, 7 de abril de 2009

A Ilha da Imaginação (2008)


Direção: Jennifer Flackett, Mark Levin

Elenco: Gerard Butler, Jodie Foster, Abigail Breslin

Duração: 96 min.

Gênero: Aventura / Infantil

Filme: Nim é uma garota que vive feliz com seu pai, Jack, em uma ilha isolada. Ela diverte-se com seus amigos animais e usa a imaginação nos livros, em especial os do aventureiro Alex Rover. Um dia Jack parte em uma expedição, deixando a filha sozinha na ilha e uma inesperada onda danifica seu barco e o deixa à deriva. Neste período Jack recebe um e-mail de Alex Rover, a autora dos livros do personagem. Empolgada, Nim logo o responde. Quando descobre que ela é uma criança e está sozinha em uma ilha, Alex enfrenta sua fobia de sair de casa para ajudá-la.Ótimas tomadas, boas interpretações, efeitos especiais pontuais bem empregados e o mais puro clima aventuresco desta aventura simples, mas meiga e inocente.No entanto os clichês, os momentos pastelões e as situações previsíveis às vezes tomam conta e quebram um pouco daquele bom clima inicial.Podia ter rendido muito mais.Um programa família, e um futuro clássico “Sessão da tarde”.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 6,5

O Guru do Amor (2008)


Direção: Marco Schnabel

Elenco: Mike Myers, Jessica Alba, Justin Timberlake, Ben Kingsley, Meagan Good, Romany Malco, Verne Troyer

Duração: 85 min.

Gênero: Comédia

Filme: A comédia só tem algum grau de existência graças a verve cômica de Mike Myers, principalmente na parceria dele com o anão que interpretou o Mini Mim (Verne Troyer ) na série Austin Powers.O filme é muito clichê e embora Myers esteja repetitivo, caricato e exagerado em algumas situações, ele consegue arrancar alguns risos em situações justamente ridículas e nada tradicionais, e algumas vezes grotescas e apelativas. Myers vive o guru do amor Pitka, estadunidense que foi abandonado quando criança às portas de um retiro na Índia e criado por gurus. Ele retorna aos EUA atrás da fama e da fortuna do mercado da auto-ajuda. Um dos seus "pacientes" é um astro do hóquei, Romany Malco, que brigou com a mulher e começa a cair no rendimento.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 5,5

Agente 86 (2008)


Direção: Peter Segal

Elenco: Steve Carell, Anne Hathaway, Dwayne Johnson, Alan Arkin, Terence Stamp, Masi Oka, Bill Murray

Duração: 110 min.

Gênero: Comédia

Filme: Um ataque à sede da CONTROLE faz com que Maxwell Smart (Steve Carell) seja enfim promovido a agente, ganhando o código 86. Agora, juntamente com a agente 99 (Anne Hathaway), ele precisa encontrar os vilões da KAOS e encerrar seus planos.O problema é que algumas piadas são velhas e com prazo de validade vencido.Mas o filme faz rir na medida e Steve Carell (“O Virgem de 40 Anos”) foi a escolha mais que certa pro papel do agente: um personagem atrapalhado e confuso, mas que sempre resolvia tudo no final. Sua presença é parte fundamental do resultado positivo da adaptação da clássica série da década de 1960 cuja homenagem moderna da mesma foi muito bem construída em diversos momentos nostálgicos. Destaque para as cenas de ação, surpreendentes e bastante empolgantes pra um filme do gênero.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 7

O Nevoeiro (2008)


Direção: Frank Darabont

Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Alexa Davalos, William Sadler, Laurie Holden

Duração: 126 min.

Gênero: Terror

Filme: O conto integra o livro Tripulação de esqueletos, de Stephen King. Darabont já adaptou obras do escritor em duas clássicas e esplêndidas oportunidades: Um sonho de liberdade e À Espera de um Milagre. Nesta daqui, depois de um longo tornado, uma estranha névoa começa a cobrir toda uma região enquanto um grupo de pessoas faz compras em um supermercado.Não tarda para que elas descubram que estão presas no estabelecimento, já que misteriosas criaturas ocultas no nevoeiro matam qualquer um que tente sair. Chocante...Tenso... Sufocante... Com um final ousado, perturbador e desde já clássico, dosa momentos de terror explícito com o imaginável! A trilha sonora é muito impactante. Marcia Gay Harden está perfeita como a fanática religiosa que vê premonições apocalípticas no nevoeiro. É uma experiência única.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 8,5

Chega de Saudade (2008)


Direção: Laís Bodanzky

Elenco: Tônia Carrero, Betty Faria, Cássia Kiss, Stepan Nercessian, Paulo Vilhena, Maria Flor, Elza Soares, Leonardo Villar

Duração: 92 min.

Gênero: Drama

Filme: A história é ambientada durante uma única noite de baile, num clube de dança em São Paulo. Nesse universo acompanhamos grupos de personagens que circulam pela pista.Bel (Maria Flor) namora o DJ (Paulo Vilhena) e acaba encantada pelo baile por um de seus freqüentadores (Stepan Nercessian), o que gera certo desconforto com a companhia dele(Cássia Kiss). Enquanto isso, Álvaro (Leonardo Villar), com seu pé quebrado, não pode dançar mais e desconta seu mau-humor em Alice (Tonia Carrero). Tem a carente Elza (Betty Faria), cheia de frustrações. No palco, Elza Soares e Marku Ribas cuidam da trilha sonora.O melhor do cinema nacional se evidencia nesta pérola, que fala de envelhecimento físico, de amores, de decepções e descobertas..Impossível não notar um clima de nostalgia, embora o longa brasileiro seja bastante contemporâneo, ajudado muito pelo ótimo elenco, forte e seguro nos seus papéis.Vem à mente a obra-prima “O Baile” de Sttore Scola.A trilha sonora também é bem empregada e ajuda a embalar ainda mais este delicioso baile.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

Antes que o diabo saiba que você está morto (2007)


Direção: Sidney Lumet

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Marisa Tomei, Albert Finney

Duração: 117 min.

Gênero: Suspense / Drama

Filme: Andy (Philip Seymour Hoffman excelente) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar da falência, convence o irmão Hank (Ethan Hawke), também um desajustado, a assaltar uma joalheria. O plano parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar. No dia da ação, um desastre acontece e os dois irmãos precisarão lidar com as repercussões do seu trágico plano. Contar mais deste grande e desapercebido filme estragariam todas suas surpresas e reviravoltas, engrandecidas mais ainda pelo ótimo elenco. Destaque para o talento do diretor, que conta e reconta a trama pela visão e motivos de cada personagem indo e vindo no tempo, onde a cada nova viagem, uma peça nova é revelada. Imperdível.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 9

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Na Mira do Chefe (2008)


Direção: Martin Mcdonagh


Elenco: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Ralph Fiennes


Duração: 107 min.


Gênero: Ação/Comédia


Filme: Depois de um trabalho mal feito, os matadores Ray e Ken são mandados por seu chefe Harry para Bruxelas. Enquanto Ken aproveita a oportunidade para apreciar a paisagem, Ray vai atrás de aventura e arruma briga com turistas, começa um romance com uma bela mulher e vai a festas com um anão americano que está rodando um filme. Mas Ray descobre que Harry quer matá-lo e pediu para que Ken faça o serviço. O filme tem um estilo e um ritmo meio estranhos e um enredo bastante exótico. Mas ele contagia até seus minutos finais, um pela ótima química dos protagonistas (dois assassinos perigosos!), outra pela locação belíssima na Bélgica e também pelos brilhantes diálogos, às vezes engraçadíssimos. As cenas de ação são mínimas, mas marcantes.Indicado ao Oscar 2009 de melhor roteiro.


Previsão de lançamento: Disponível em dvd.


Nota: 8

O Incrível Hulk (2008)


Direção: Louis Leterrier


Elenco: Edward Norton, Liv Tyler, William Hurt, Tim Roth, Tim Blake Nelson


Duração: 114 min.


Gênero: Aventura

Filme: Precedido por “Hulk” (2003) de Ang Lee, este ignora a história do primeiro, já que o mesmo foi incompreendido pelo conteúdo dramático e pela pouca ação.E a idéia deste foi justamente priorizar a ação e ser mais fiel a telessérie dos anos 70. O visual do herói é mais realista que o de 2003.Tem mais ação e torna-se uma diversão passageira.Mas prefiro Ang Lee. Acredito que uma boa história engrandece qualquer filme, seja ele de super-herói ou não. Vivendo escondido e longe de Betty Ross (Liv Tyler), Bruce Banner (Edward Norton) busca um meio de retirar a radiação gama que está em seu sangue e que o transforma em Hulk. Ao mesmo tempo ele precisa fugir da perseguição do general Ross (William Hurt), que quer explorar o seu poder.Além disto, encontra pelo caminho Emil Blonsky (Tim Roth), um agente que torna-se seu arquiinimigo Abominável. Robert Downey Jr., intérprete de Tony Stark em Homem de Ferro faz uma ponta. Um filme rápido e certinho.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 7

Trovão Tropical (2008)



Direção: Ben Stiller


Elenco: Ben Stiller, Jack Black, Robert Downey Jr., Brandon T. Jackson, Steve Coogan, Nick Nolte, Matthew McConaughey, Tom Cruise.


Duração: 107 min.


Gênero: Comédia de Guerra/Ação


Filme: Depois que custos elevados e egos inflados ameaçam acabar com a produção do maior filme de guerra da história, o frustrado diretor do projeto se recusa a parar de gravar, levando seu elenco para dentro da selva em busca de mais realismo.O elenco logo se depara com um real e perigoso bando de traficantes de drogas. Confundindo os atores com agentes do Departamento Antidrogas, eles resolvem capturar os invasores.Sátira a Hollywood e seus atores cheios de regalias e estrelismos, a comédia de ação tem como êxito a forma como os personagens encaram as situações, levando tudo a sério. Também satiriza com maestria longas de guerra como Apocalypse Now, O resgate do soldado Ryan e Platoon. E o elenco estrelar e afiadíssimo só eleva mais o seu lado cômico, em especial a dupla Ben Stiller e Robert Downey Jr, e o careca Tom Cruise, irreconhecível. Comédia divertidíssima e uma das melhores da temporada.


Previsão de lançamento: Disponível em dvd.


Nota: 8,5

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)


Direção: Steven Spielberg


Elenco: Harrison Ford, Cate Blanchett, Karen Allen, Shia LaBeouf, Ray Winstone, John Hurt.


Duração: 124 min.


Gênero: Aventura


Filme: 1957. Indiana Jones escapa de agentes soviéticos. Mas suas ações o tornaram suspeito e ele poderá ser demitido. Ao mesmo tempo conhece o jovem Mutt Williams, que o pede sua ajuda e o coloca no caminho da caveira de cristal de Akator, juntamente com os agentes soviéticos sob domínio da fria Irina Spalko (Cate Blanchett, ótima e marcante). Cresci vendo Indiana Jones nos anos 80, e 19 anos após a terceira parte, ele está de volta. Depois de Rambo, Rocky e Duro de Matar, Indy não poderia ficar de fora da onda oitentista e Harrison Ford se mostra bem em forma. Quando toca sua trilha sonora original e aparece a sombra do chapéu no enquadramento, Spielberg nos dá uma sensação de nostalgia e resgata a essência da série com um belo roteiro em cenas de ação empolgantes, além de situações de humor e suspense hipnotizantes. Só peca pelo excesso de fantasia do final. Demais, é um filme de aventura legítimo, sem super poderes, com a volta do melhor herói de todos os tempos do cinema, ainda em vivo e em forma.


Previsão de lançamento: Disponível em dvd.


Nota: 8,5