sexta-feira, 12 de março de 2010

A Fita Branca (2009)



Direção: Michael Haneke.

Elenco: Christian Friedel, Leonie Benesch, Ulrich Tukur.

Duração: 147 min.

Gênero: Drama

Filme: Um vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A história de crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primário do vilarejo e suas famílias: o barão, o reitor, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Estranhos acidentes começam a acontecer e tomam aos poucos o caráter de um ritual punitivo. O que se esconde por trás desses acontecimentos?
O diretor Haneke tem por características em seus filmes da presença da violência e do ódio (vide “Violência Gratuita” tanto o original e o remake pelo mesmo diretor) e desta vez explorando uma fotografia estupenda indicada ao Oscar, ele tenta contar acontecimentos dentro de um vilarejo que teriam originado o holocausto de Hitler em situações e procedimentos que lembram muito o nazismo. Indicado ao Oscar de filme estrangeiro

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil

Nota: 8

A Princesa e o Sapo (2009)


Direção: Ron Clements e John Musker.

Elenco: Vozes: Anika Noni Rose, Oprah Winfrey, John Goodman.

Duração: 99 min.

Gênero: Animação

Filme: O longa se passa no bairro francês de Nova Orleans, na época do nascimento do jazz, reinventando o conto-de-fadas do príncipe que virou sapo.A Disney retorna ao estilo de fazer animação em 2D de antigamente com um material simples, mas nostálgico e gostoso de curtir. Claro que nada fantástico e perfeito como a Pixar nos conquistou há pouco mais de uma década, principalmente no quesito tecnologia, mas história com começo,meio e fim bonitinhos é suficiente para emocionar.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd.

Nota: 7

segunda-feira, 8 de março de 2010

Um Sonho Possível (2009)




Direção: John Lee Hancock

Elenco: Sandra Bullock, Tim McGraw, Kathy Bates, Quinton Aaron

Duração: 128 min.

Gênero: Drama

Filme: Michael Oher é negro, pobre, grandalhão e calado. Ele foi abandonado pela mãe e agora vive com uma família provisória na parte barra-pesada de Memphis, no Estado do Mississippi. Seu destino melhora quando tem a oportunidade de estudar num colégio cristão de classe média alta e ser acolhido pela dondoca Leigh Anne Tuohy em sua própria casa. Agora sob um teto nobre, Michael poderá projetar um futuro melhor.
É estranho ver este longa entre os indicados ao Oscar de melhor filme, pois convenhamos embora ele tenha uma história real e popular que fez sucesso, ele exagera na questão social e nas pitadas de otimismo que às vezes soa forçado e também acaba caindo na armadilha de alguns clichês sustentado por um elenco de apoio que não ajuda. O que por um lado auxilia e muito Sandra Bullock, que embora esteja em sua melhor forma e em seu melhor papel da fraca carreira, nunca deixa de ser “Sandra Bullock”, mas com momentos de brilhantismo e nada que desrespeite sua estatueta de melhor atriz no Oscar 2010. Curiosamente ela ganhou o Framboesa de Ouro 2010 como pior atriz por outro filme.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil

Nota: 6,5

sábado, 6 de março de 2010

Educação (2009)


Direção: Lone Scherfig.

Elenco: Peter Sarsgaard, Carey Mulligan, Alfred Molina.

Duração: 95 min.

Gênero: Drama

Filme: No início da década de 1960, nos superconservadores subúrbios londrinos, a colegial Jenny (Carey Mulligan), melhor estudante da sala, se apaixona pelo playboy mais velho David (Peter Sarsgaard). Indicado a três Oscar: roteiro adaptado, atriz e filme.
Bom choque de classes e culturas por uma personagem ambiciosa com o glamour da burguesia, mesmo que isto soe falso,com uma transposição de época e de costumes bastante realistas.Destaque para a soberba revelação Carey Mulligan no alto de um papel de gente grande e indicada ao Oscar.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil

Nota: 8

Invictus (2009)



Direção: Clint Eastwood.

Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon.

Duração: 134 min.

Gênero: Drama

Filme: Pouco depois da queda do Apartheid, em 1995, quando a África do Sul sediou a Copa do Mundo de Rugby, Nelson Mandela, recém-eleito presidente, usou o esporte como forma de tentar unir brancos e negros.
Sempre imaginei Morgan Freeman como Nelson Mandela nas telas, tanta pela aparência física como pela simpatia e trejeitos, além claro de ser interpretado por um dos maiores atores vivos do cinema mundial. Sua performance ao lado de Matt Damon, os indicou ao Oscar de ator e ator coadjuvante respectivamente, já que ambos estão seguros do alto de suas responsabilidades ao interpretarem personagens reais e importantes neste pequeno capítulo da história, que embora simples e previsível, emociona pela boa direção,com destaque para a excelente transposição da partida final de rugby (mesmo pra quem acha idiota o esporte), cortesia de Clint Eastwood cada vez se consagra como um dos melhores diretores.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil

Nota: 7,5

quarta-feira, 3 de março de 2010

Um Homem Sério (2009)




Direção: Joel e Ethan Coen.

Elenco: Michael Stuhlbarg, Sari Lennick, Aaron Wolff.

Duração: 104 min.

Gênero: Comédia

Filme: Ambientada em 1967, a história acompanha Larry Gopnik, um professor do meio-oeste dos EUA que está prestes a perder a esposa, entre outros problemas. Para piorar, seu irmão imprestável insiste em morar com ele. Indicado a dois Oscar: roteiro original e filme.
Gosto demais da forma pouca linear que os irmãos Coen constroem suas histórias e as dirigem magistralmente. Mais uma vez inovam,embora num filme menor, ao criar outro roteiro pouco ortodoxo, mas não menos envolvente e surpreendente, com personagens atípicos interpretados por atores totalmente desconhecidos mas não por isto menos talentosos.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil.

Nota: 8,5

Preciosa - Uma História de Esperança (2009)



Direção: Lee Daniels.

Elenco: Gabourey Sidibe, Mo'nique, Paula Patton, Mariah Carey

Duração: 109 min.

Gênero: Drama

Filme: Claireece Precious Jones sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, analfabeta, gorda e sem amor. Indicado a seis Oscar (Melhor diretor, atriz, atriz coadjuvante, filme, roteiro e edição).
É extremamente complicado deglutir as situações de Preciosa, retrato universal e real de pessoas que convivem com o drama de serem abusadas pela própria vida mas que mantém acesa um chama de esperança e otimismo ( toda vez que Precious é molestada lhe vêem a mente imagens de sonhos de glamour e riqueza) o que torna o dramalhão pesado para algumas pessoas desavisadas. O mérito do filme recai sobre suas atrizes principais, mãe (esta vivida por Mo’nique, de longe a melhor vilã do ano) e filha que denotam situações convincentes seja na covardia da mãe ou no sofrimento de Precious. O ritmo do filme talvez seja desacelerado, mas nada que o tenha afastado das principais categorias do Oscar 2010. Destaque para a impressionante participação da cantora Mariah Carey.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil.

Nota: 8

O Desinformante! (2009)


Direção: Steven Soderbergh.

Elenco: Matt Damon, Melanie Lynskey, Scott Bakula.

Duração: 108 min.

Gênero: Policial/Suspense/Drama

Filme: Mark Whitacre era um dos segredos do FBI na vida real: executivo promissor na gigante da agricultura ADM, ele passava informações confidenciais ao FBI e ajudou a agência de espionagem a desbaratar uma fraude que rendia milhões de dólares à companhia. O problema é que, achando-se o James Bond, Whitacre deixou-se engolir pelas mentiras que contava a colegas de trabalho e à própria família - até o ponto em que nem mesmo o FBI sabia o que era verdade. Ótimo roteiro, que apesar de grande parte do mesmo ser arrastada, o filme vale pela reviravolta em sua metade final, onde situações imprevisíveis cada vez mais desvendam a trama que até então parece requentada. E Matt Damon está de se tirar o chapéu.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd

Nota: 8

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Amor Sem Escalas (2009)


Direção: Jason Reitman.

Elenco: George Clooney, Anna Kendrick, Vera Farmiga.

Duração: 109 min.

Gênero: Drama/Comédia

Filme: Ryan Bingham é um Conselheiro de Transições de Carreira - seu trabalho é despedir pessoas. Ryan voa de uma cidade a outra, de um hotel impessoal a outro, aplicando seu talento em diversas empresas - mas como fica sua própria vida? Filme inusitado que surpreende pelo caminho pouco comum que toma, já que se imagina uma coisa e é outra bem diferente.
Diálogos fantásticos enriquecem ainda mais o desenrolar desta comédia dramática, que nada tem a ver com o amor do título nacional, já que evidencia um estado de solidão do personagem principal arrebatador, mas ao mesmo tempo confortante e simpático. Mais uma grande sacada interpretativa de George Cloney. Indicado ao Oscar de melhor filme,direção, ator, atriz codjuvante e roteiro adaptado.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil.

Nota: 9

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Mistério de Grace (2009)


Direção: Paul Solet.

Elenco: Jordan Lado, Samantha Ferris.

Duração: 85 min.

Gênero: Suspense

Filme: Madeline Matheson (Jordan Ladd) decide dar à luz sua filha, Grace, em um ambiente natural, sem procedimento médico. Um acidente aos oito meses de gestação, porém, faz com que o bebê morra dentro de Madeline, e a mãe escolhe, apesar das críticas, que o corpo tem que expelir o feto naturalmente. Semanas depois, ela faz o parto normal do cadáver - e descobre que Grace renasceu. Com sede.
Terror barra pesadíssima muito claustrofóbico nos moldes de "O Bebê de Rosemary", mas muito menos sugestivo e mais arrepiante por um lado, com aquele climão de insanidade e uso de um psicológico perturbador. Cenas impressionantes e nauseantes completam um dos melhores terrores dos últimos tempos. De ficar sem dormir. E grávidas um aviso: passem longe!!!

Previsão de lançamento: Disponível em dvd e blu-ray

Nota: 8,5

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Zumbilândia (2009)


Direção: Ruben Fleischer.

Elenco: Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone, Abigail Breslin.

Duração: 88 min.

Gênero: Ação/Terror/Comédia

Filme: Columbus (Jesse Eisenberg) criou o hábito de fugir daquilo que o assusta. Tallahassee (Woody Harrelson) não tem medo de nada. Em um mundo repleto de zumbis, esses dois são a dupla perfeita de sobreviventes. Mas agora eles vão ter de encarar o que eles menos queriam: um ao outro.
Apesar dos filmes de zumbis já terem saturado, este daqui mistura comédia com terror de uma forma inovadora e dá um sopro de originalidade, ao menos em algumas situações bem boladas e encaixadas para que o humor funcione no compasso do grotesco como foi com os recentes “Todo Mundo Quase Morto” e “Planeta Terror”. E é hilária e vale por todo o longa, a pequena participação de Bill Murray, como ele mesmo, e achando uma saída genial para fugir dos zumbis.

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos principais Cinemas do Brasil

Nota: 8,5

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Garota Infernal (2009)


Direção: Karyn Kusama.

Elenco: Megan Fox, Amanda Seyfried, Johnny Simmons

Duração: 102 min.

Gênero: Terror/Comédia

Filme: Uma líder-de-torcida perfeitinha é possuída por um demônio e começa a matar todos os garotos da cidadezinha onde mora.A incursão inusitada da ótima roteirista Diablo Cody (Juno) pelo gênero terror até chama a atenção pela inédita história, mas não assusta em quase nada do que deveria ser seu objetivo (sim, tem cenas grotescas), já que todo charme do filme recai sobre as belas curvas de Megan Fox (Transformers 1 e 2) no papel da bela estudante-zumbi devoradora de garotos, que convenhamos machos de plantão, ela vale cada minuto do longa.

Previsão de lançamento: Disponível em DVD e blu-ray

Nota: 7

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avatar (2009)


Direção: James Cameron

Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi

Duração: 162 min.

Gênero: Ação / Ficção científica

Filme: Pandora, um planeta distante, atrai a ganância de uma empresa mineradora, desejosa do valioso unobtanium. Rico em fauna e flora, o planeta abriga também a cultura nativa Na´Vi, ameaçada pela expansão humana. Nesse cenário, Jake Sully, um fuzileiro naval paraplégico, chega para auxiliar uma equipe de cientistas, controlando a distância seu avatar: um corpo Na´Vi projetado para que ele possa se integrar à cultura local. Mas com os interesses crescentes no planeta, Jake terá que escolher o lado que tomará no inevitável conflito.
James Cameron ainda é o rei do mundo. Passou 12 anos sem filmar, e depois de quebrar todos os recordes com seu “Titanic”, agora vê seu novo longa ameaçar o navio. Avatar é um vislumbre só, seja de tecnologia empregando efeitos antes impossíveis, como na bela história com fundo ecológico magistral e muito bem construída, coisa muito rara hoje em dia. O filme evolui tão bem as situações, que enxergamos personagens reais e convincentes, ao ponto que ao fim se torna uma tarefa difícil não ficar com aquele nó na goela, tamanha emoção saltitante emana na tela. Até o momento já é a segunda maior bilheteria da história (1,6 bilhões de dólares até o momento)e já conquistou os “Globos de Ouro” de melhor filme de drama e melhor direção e deverá fazer mais história ainda no Oscar 2010. Merecidamente!

Previsão de lançamento: Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil - Exibição em 2-D e 3-D.

Nota: 9

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Guerra Ao Terror (2008)


Direção: Kathryn Bigelow

Elenco:Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Ralph Fiennes, Guy Pearce.

Duração: 130 min.

Gênero: Guerra

Filme: Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa, mas que se transformou em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas contra insurgentes que promovem atentados. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.
Realista e adrenalinesco ao extremo, esta aventura de guerra faz o espectador suar frio com situações bizarras as quais o esquadrão anti-bombas passa. Frente a tudo isto ainda sobra tempo para conflitos internos decorrentes do episódio, mas sema jamais cair pro dramalhão. Disponível em dvd desde abril de 2009, este filme só foi descoberto agora ocasionado por uma campanha inédita, que o levou a indicações no Globo de Ouro 2010 e provavelmente ao Oscar também, e que por isto, será lançado nos cinemas em breve.

Previsão de lançamento: Disponível em dvd e apartir de 5 de fevereiro Em Cartaz nos Principais Cinemas do Brasil em decorrência de sua indicação à várias premiações.

Nota: 9